sábado, 4 de agosto de 2007

CHEFIA E LIDERANÇA

CARACTERÍSTICAS DA CHEFIA

1) GENERALIDADES

A chefia não é privilégio da carreira militar, ela pode ser vista em cada fase da evolução humana em que sempre nos deparamos com chefes e subordinados

2) CONCEITO DO TERMO DE CHEFIA

Chefia é a arte de influenciar o comportamento humano e a capacidade de conduzir homens. Essa arte se fundamenta na compreensão, na análise, na previsão e no controle das noções humanas. Para o seu bom êxito também se exigem, vontade de chefiar e qualidades de caráter que inspirem confiança.

2) O CHEFE E OS SUBORDINADOS

O chefe depende de seu grupo para fazer conhecida sua vontade e executar o que tem em vista.

4) CHEFIA MILITAR

É a arte de influenciar e conduzir homens a um determinado objetivo, obtendo sua obediência, confiança,m respeito e leal cooperação. É indispensável ao bom êxito no combate, trata-se de função de qualidades pessoais, que podem ser aperfeiçoadas, e da aplicação de sua técnica, que pode ser aperfeiçoada.

COMANDO E CHEFIA

ESPÉCIES DE CHEFIA

Autoritária
Persuasiva

Autoritária:
É o tipo de chefia que é aceita e reconhecida pelo emprego dogmático da autoridade ou da força.

Persuasiva:
Caracteriza-se pelo respeito à dignidade humana. Leva em consideração o homem com toda a sua complexidade e diferenciação das potencialidades e limitações dos indivíduos sob o ponto de vista físico, intelectual e moral.
O chefe persuasivo é aquele cuja autoridade emanada do seu exemplo, de sua habilidade e se alicerça no elevado padrão da disciplina e eficiência que exige de si e de seus subordinados.

OS EXERCÍCIOS E OS ENCARGOS DE COMANDO

Comando é a autoridade que o militar exerce legalmente sobre os seus subordinados, em virtude do posto ou da função. A chefia militar é, em essência, o próprio exercício do comando.

Considera-se também como planejamento, o estabelecimento racional de hierarquia de prioridades necessárias à realização de um propósito definido. Em termos e idéias gerais, o planejamento consiste numa visão antecipada do que precisa ser feito na adoção de medidas que permitam, da melhor forma alcançar aqueles objetivos.
O planejamento aplica-se a todas as chefias, pois ele deve ser visto apenas como uma ação às cúpulas dirigentes. Para atingir as suas metas econômico-sociais, o Governo realiza o planejamento de sua ação através de planos e programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual que incluem o orçamento-programa-anual e programação financeira de desembolso, mas os chefes de posição hierárquica atuando em outros níveis também necessitam de planejar suas ações no âmbito comum de suas atribuições.
O planejamento pode ser visto como uma ação necessária a qualquer pessoa que pretenda se conduzir racionalmente. O administrador ao lançar mão da função administrativa de planejamento, deve atentar para suas etapas principais, quais sejam:

1ª Etapa de levantamento de dados que existe em torno do assunto

2ª Etapa da tomada de decisão

3ª Etapa da elaboração do plano

ORGANIZAÇÃO

Organizar é dotar a empresa do necessário ao seu funcionamento, ou seja, do organismo material e do organismo social. Segundo alguns autores, a organização é conceituada como”o processo administrativo que visa a estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado”. Em termos práticos e simples, a organização é vista como a função de assentar a máquina de forma necessária para a operação dos planos.

COORDENAÇÃO

Coordenar é dar aos atos e aos fatos as proporções convenientes, ou seja adaptar os meios aos fins.
Meios: Entendem-se como meios os recursos de que dispomos na organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. São considerados meios: material, dinheiro, pessoal, organização, máquinas, papel, documentos, etc.

Fins: Entende-se como fins, os objetivos ou finalidades que justificam o pôr que da criação da empresa. São considerados fins: educar, produzir, fabricar, assistir, vender, transportar, etc.
Quanto mais a distribuição das funções, a distribuição do trabalho e a estrutura administrativa se aproximarem da realidade sócio-dinâmica do grupo, maiores serão as possibilidades de êxito.

TIPOS DE AMBIENTE DE GRUPO

As pesquisas têm evidenciado 4 tipos de ambiente de grupo: o autocrático, o paternalista, o democrático e o participativo.
Os ambientes autocráticos e paternalistas são aqueles nos quais as decisões são tomadas pelo líder, eleito pelo grupo ou por alguma autoridade externa. Grande parte das técnicas e ações dos líderes autocráticos e paternalistas é análoga. A diferença reside nos motivos, isto é, o autocrata toma decisões segundo seus próprios interesses, ou interesses especiais dentro ou fora do grupo, já o paternalista atua segundo os interesses do grupo, tal como ele interpreta esses interesses.
O ambiente democrático confia na capacidade do grupo e favorece as discussões; e no ambiente participativo, todos trabalham em conjunto, o grupo atua por participação.

O INDIVÍDUO

Sendo o grupo composto de indivíduos, seu êxito depende, estreitamente, das atitudes dos indivíduos que o compõem.
São várias as condições pessoais necessárias ao indivíduo, a fim de que o grupo venha a ter êxito na sua produção.

1. A simpatia;
2. Preparo do indivíduo;
3. O interesse pela atividade de grupo.

CHEFE VERSUS LÍDER

A liderança é definida como um fenômeno complexo. O líder é a pessoa que tem habilidade de influenciar outros no trabalho ou em qualquer atividade na comunidade.
O chefe é designado, ele tem o poder legítimo e pode tanto premiar como punir. Sua habilidade em influenciar é baseada na autoridade formal inerente à sua posição. Em contraste, o líder pode tanto ser apontado como surgir naturalmente.

CONCEITOS DE LIDERANÇA

O termo liderança tornou-se tão desgastado e confuso que vem sendo usado como qualquer tipo de influência de um indivíduo sobre o outro, podendo ir desde a persuasão lógica até a mais brutal dominação física.
Através de pesquisas e estudos realizados, atualmente surge uma “nova interpretação” de liderança. Vários procuram evidenciar o problema através de seus conceitos. Assim, para Cartwright, “ é a realização de funções necessárias e a adaptação a situações mutáveis”. De acordo com essa concepção, os grupos são flexíveis na atribuição das funções de liderança a diferentes membros, de acordo com as mudanças de condições.
Os líderes eficientes são sensíveis às transformações de condições de seus grupos e flexíveis na adaptação de seu comportamento às novas exigências. Pode-se esperar o aperfeiçoamento de liderança, não a partir do aperfeiçoamento de líderes separados do grupo, mas através da modificação das relações entre os líderes e os outros participantes do grupo.
Não tem cabimento, então, falar-se de líder “nato” ou “qualidade de líder”, uma vez que somente a circunstância dirá que membro do grupo, naquela ocasião, é o mais indicado para assumir a liderança. Para Piaget se a todos os membros de um grupo é permitido assumir a liderança de acordo com a relação “aptidão-circunstância”, o grupo estará mais bem provido de elementos de sobrevivência e de êxito; quanto mais móvel a regulação, maior o nível de estruturação da totalidade.
A mobilidade é a condição de estabilidade pode-se dizer então, que a liderança é uma forma superior de equilibração de um grupo, só alcançável quando todos os membros atingirem o grau de operacionalidade (superação da intuição) e de reciprocidade (superação das centrações afetivas). A operacionalidade e a reciprocidade exigem alto grau de logicização, amorização, comunicação, objetividade, cooperação e normalização. Segundo Piaget, tudo caminha para a equilibração, a humanidade hoje busca a liderança.
Catell também ao dizer que “ qualquer membro do grupo que exerce a liderança na medida em que as propriedades do grupo se modificam pela sua presença”, destaca o fato de a liderança e a realização do grupo ser concebidas, necessariamente, como relacionadas entre si. Assim, os atos de liderança contribuirão para a realização do objetivo, viabilidade do grupo, relações humanas satisfatórias, em resumo, para a realização do grupo.
Finalmente podemos concluir que liderança se observa pela influência que deixa nos membros do grupo em termos de objetivos e planos de ação que as pessoas descobrem por si, com o auxílio do líder, do senso de responsabilidade e satisfações pessoais dominantes em grande parte do grupo.

A CADA TIPO DE LIDERANÇA CORRESPONDE UMA QUALIDADE QUE LHE SERVE DE BASE.

LIDERANÇA COERCITIVA = PODER
LIDERANÇA DISTRIBUTIVA = AUTORIDADES
LIDERANÇA EXECUTIVA = COMPETÊNCIA
LIDERANÇA REFORMISTA = FÉ
LIDERANÇA EDUCATIVA = RESPONSABILIDADE
LIDERANÇA INSPIRADORA = EXEMPLO


As pessoas pertencentes a um grupo cujo ambiente seja mais democrático têm tido resultados melhores e seguramente têm sido consideradas superiores na capacidade de resolver problemas e aceitar responsabilidades, do que as pessoas dos outros grupos.

ORAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

Senhor, a maioria dos homens não se percebe que enquanto trabalha, diverte-se, transita pelas ruas ou descansa em seu lar, nós estamos velando para que sua tranqüilidade não seja perturbada e nem os seus direitos preteridos.
Vós bem sabeis quão árdua e difícil é a nossa missão, quase sempre incompreendida, até por aqueles para quem estamos trabalhando e por eles, muitas vezes, expondo a perigo nossas próprias vidas.
Humildemente aceitamos a incumbência que Vós nos confiastes nesta Terra e Vos pedimos misericórdia pelos que nos criticam, atacam e injuriam, quando primamos pelo respeito à Lei e à Ordem.
Ao partirmos para o trabalho, cônscios dos deveres a cumprir, pedimo-vos que nos proteja com Vossas Bênçãos para que possamos voltar ilesos para junto de nossa família, ao término do serviço. Porém se não for esta a Vossa vontade e formos feridos ou mortos no cumprimento do dever, recebei a nossa dor e acalentai o nosso espírito; daí aos nossos familiares a consolação, a fé e a esperança da ressurreição, para que possamos descansar em paz.
Daí, Senhor, a suficiente coragem a todos aqueles policiais-militares que nos hão de suceder, para que façam do cumprimento do dever apanágio de suas personalidades.
Acobertai a sociedade humana nesta Terra com Vossa Paz, para que o crime, violência, a desordem e todos os atos lesivos à Ordem Pública sejam substituídos pelo amor, pela fraternidade e pela compreensão mútua dos homens, a fim de que esta profissão de policiar, que nos confiaste, transforme-se no apostolado de proclamar a Vossa Glória. Que nas faces dos nossos irmãos, envoltas hoje em lágrimas e desespero, frente á violência dos homens, nasça o sorriso e resplandeça a Vossa Luz.


PRINCÍPIOS DA CHEFIA

1. Conhecer a sua profissão;
2. Conhecer a si próprio e procurar aperfeiçoar-se (pontos fracos e fortes);
3. Conhecer seus subordinados e interessar-se pelo seu aprimoramento profissional e bem-estar;
4. manter seus comandados bem informados;
5. Dar o exemplo;
6. Verificar se a ordem foi bem compreendida, fiscalizada e executada;
7. Instruir seus comandados como uma equipe;
8. Decidir com acerto e oportunidade;
9. Ter amor à responsabilidade e desenvolver esse sentimento entre os subordinados;
10. Empregar as tropas de acordo com suas possibilidades; e
11. Assumir a responsabilidade dos seus atos.

QUALIDADES DE CHEFIA

Boa apresentação - Iniciativa - Espírito de decisão - Sentimento do dever - Entusiasmo - Lealdade - Sentimento de Justiça (prêmio e punição) - Desprendimento - Calma e Auto-controle.

O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DO CHEFE

 A arte de Formar e Educar;
 A arte de Organizar;
 A arte de Comandar ( Prever, Planejar, Instruir, Delegar Poderes e Fiscalizar);
 A arte de Controlar;
 A arte de Repreender;
 A arte de Punir;
 A arte de Neutralizar as Resistências;
 A arte de Encorajar e Recompensar; e
 A arte de se fazer ajudar e de constituir equipe com outros Chefes.

UM GRANDE COMANDANTE

 É a perfeita união entre um bom Chefe e um Líder.

PARA SER UM BOM CHEFE

Aplicar bem os Princípios da Chefia;
Aprimorar as Qualidade da Chefia;
Ter sempre em mente o Exercício da Função de Chefe;
Utilizar-se dos Procedimentos prÁTicos as Assumir um CMDO ou Chefia / e no Comando de um Policiamento de grande Evento ou nÃO e DE UMA OPERAÇÃO POLICIAL MILITAR;
Nunca se esquecer de que a Competência Específica do Chefe é a de Comando. E Comandar é antes de tudo: prever, Organizar, Dirigir e Controlar.
Lembre-se sempre que:

RESPEITABILIADADE = COMPETÊNCIA PROFISSIONAL + CORAGEM + HONESTIDADE


PARA SER UM LÍDER

Basta querer e desenvolver as QUALIDADES DE UM LÍDER lembrando que as principais são: O CONHECIMENTO, O ESPÍRITO DE INICIATIVA E A CORAGEM. Isso se traduz na CREDIBILIDADE que é a BASE DA LIDERANÇA. Não se pode seguir uma pessoa que não tenha CREDIBILIDADE, que não acredite de verdade naquilo que faz e no modo como faz.

“HOMEM PRUDENTE APRENDE COM A EXPERIÊNCIA E O ERRO DOS OUTROS”
COELHO NETO

PROCEDIMENTOS PRÁTICOS

I AO ASSUMIR UM COMANDO OU CHEFIA.

1. Conhecer a tropa que irá comandar. Faça uma palestra mostrando para o que veio e a conduta que irá exigir de todos, não tolerando “regalias“, “favoritismo”, corrupção interna (escalas) e externa, violência desnecessária e mau trato ao público;

2. Visitar todas as instalações. Conferir o mapa carga quanto a primeira, processar melhora-las afim de dar um melhor conforto para os comandados;

3. inteirar-se de todos os Planos e Ordens vigentes;

4. Conhecer o histórico da unidade e/ou da Subunidade (CIA);

5. Estabelecer contatos individuais com os subordinados, afim de detectar as suas necessidades, anseios e deficiências procurando minimizar esta última; e

6. Estabelecer contatos com a população a ser protegida dentro da sua área de atuação (Diretores de Escolas, Hospitais, Centros de Saúde, Associação Comercial, Associação de Moradores, Síndicos de Prédios, Líderes Comunitários, Religiosos dentre outros). Deixe o Telefone do Batalhão, da Sala de Operações, do Oficial-de-dia, a disposição dos mesmos. Procure detectar os problemas existentes na área e antecipar-se a delitos.

“HOMEM PRUDENTE APRENDE COM A EXPERIÊNCIA E O ERRO DOS OUTROS”
COELHO NETO

II NO COMANDO DE UM POLICIAMENTO DE GRANDE EVENTO OU NÃO OU DE UMA OPERAÇÃO POLICIAL MILITAR

1. Se possível vir ao local dias antes, para detectar os possíveis problemas que poderão surgir (checagem dos pontos vulneráveis);

2. Descansar bem na véspera. Um Comandante cansado, esgotado decide mal;


3. Antes de sair do Batalhão, realizar uma pequena palestra à Tropa, não deixando dúvidas quanto a conduta a ser exigida (não corrupção, violência desnecessária, desrespeito ás autoridades, mal trato ao público, envolvimento com ambulantes e flanelinhas) e a importância de estar atento ao serviço evitando atos criminosos.
“AVISO AOS NAVEGANTES”

4. Dividir o grupamento, colocando graduados como seus comandantes e exigindo deles responsabilidades no tocante a qualquer falta praticada por seus comandados;

5. Ter essa divisão em suas mãos. Exercer o controle, através de supervisão. Em caso de blitzes de trânsito, qualquer veículo só poderá ser “liberado” com a sua presença; e

6. Ver com antecedência na sua Unidade a questão de alimentação, comunicações ( no mínimo um rádio para cada graduado cmt e um para você), armamento e equipamentos (todos estão com coletes à prova de balas, lanternas e algemas).

“HOMEM PRUDENTE APRENDE COM A EXPERIÊNCIA E O ERRO DOS OUTROS”
COELHO NETO

QUALIDADES ESSÊNCIAIS PARA A FUNÇÃO DE CMT

O Oficial que nos momentos mais difíceis conserva toda a calma e não se desorienta com facilidade, controlará seus comandados e todos os acontecimentos que envolvam a sua OPM em quaisquer circunstâncias.
Aquele que comanda precisa possuir faculdades coordenadoras para melhor poder avaliar os poderes relativos. Saber jogar com esses elementos nos lugares próprios e distinguir as ocasiões oportunas para organizar, disciplinar e mostrar a eficiência do trabalho conjunto. Propicia a forma e a unidade de comando.
Um comandante deve ser maleável, isto é, possuir poder de adaptação às circunstâncias e ás pessoas. Deve saber mudar o processo, conforme os indivíduos com quem tratar ou com as circunstâncias com que se deparar.
Vale sintetizar o que de mais importante deverá um comandante guardar como norma de procedimento em relação à sua equipe de trabalho. Quase sempre os fracassos de um comando advêm, não da capacidade técnica da apreciação e solução dos problemas ocorrentes, mas dos efeitos da inter-relações pessoais. Por isso, recomenda-se observar os seguintes princípios que são fundamentais:

1. O comandante é elemento público e, como tal, deve agir;

2. As boas qualidades, quando exageradas, tornam-se más;

3. A vaidade do mando acarreta dissabores;

4. As relações de trabalho devem ser impessoais;

5. Hostilizar os possíveis concorrentes ao cargo é prova de fraqueza;

6. O prestígio deve provir das qualidades pessoais do chefe e nunca da força legal de sua função;

7. O receio evidente de perder o cargo, desmoraliza o comando;

8. É prejudicial a preocupação exclusiva pelo trabalho, como o é o alheamento dele;

9. O comandante que diz á sua equipe ser o único capaz de levá-la ao cumprimento dos deveres, é inábil;

10. Diminuir o comando anterior, desprestigia o comando atual. Aos comandados é que cabe fazer a comparação;

11. É desmoralizante mostrar que a ação de Comando se faz sentir por medo, por influência de terceiros ou para agradar superiores;

12. É prova de fraqueza invocar autoridade superior como justificativa de atos determinados o elo próprio comandante;

13. Os comandados não gostam de comandante despótico, mas desprezam o comandante frouxo;

14. Todos os atos devem estar em condições de receber justificativas, mas procurar justificar erros, racionalizando as determinações, é caminhar para o desprestígio;

15. O comandantes deve falar pouco e agir muito;

16. Os subordinados devem ser tratados com cordialidade, mas sempre sem intimidades excessivas;

17. A ironia e o sarcasmo diminuem o subordinado e dispões a rebelião;

18. Praticar a auto-análise e recorrer a amigos para reconhecer os próprios defeitos, conduz o comandante ao aperfeiçoamento;

19. O comandante precisa manter seus conhecimentos gerais e técnicos;

20. Estar bem informado pela imprensa citadina e ler bons livros sobre as técnicas que desenvolvem sua OPM, auxiliam o comandante a tomada de decisões e no desenvolvimento de sua missão;

21. As tentações sexuais são perigosas dentro da equipe de trabalho. O comandante deve acautelar-se contra elas;

22. Demonstrar interesse nas questões pessoais do subordinado é útil, mas o exagero pode prejudicar;

23. Conservar a compostura em qualquer situação é prova de força. O comandante deve agir sempre como se estivesse num palco, representado sob as vistas de um público exigente;

24. É importante auscultar as reações das equipes de trabalho, a fim de corrigir senões e manter a harmonia e eficiência da OPM; E

25. O CMT deve dar o exemplo de integridade, competência profissional e coragem aos seus subordinados, passando a eles mensagem de SERVIR SEMPRE E NÃO SE SERVIR DA INSTITUIÇÃO PM.

PROCEDIMENTOS DE UM VERDADEIRO CHEFE E LÍDER

1. A sua autoridade é proporcional ao tamanho do seu conhecimento;

2. Comprometa-se em valorizar a qualidade e tente melhorar sempre;

3. Certifique-se de estar desenvolvendo a equipe na meta de buscar qualidade:
Obs.: Qualidade na PM é melhorar sempre o Policiamento Ostensivo Preventivo (POP) evitando com isso a ocorrência de um delito;

4. Esteja sempre aberto a aprender lições importantes;

5. Faça um curso de reciclagem, a fim de aprimorar suas habilidades.
Obs.: Troque informações, conhecimentos com os seus superiores hierárquicos e pares;

6. Ao treinar outra pessoa, procure aprender também;

7. Seja um exemplo para a equipe. Treine a si mesmo;

8. Use projetos em equipe para aprender mais sobre outras áreas;
Obs.: Procure estagiar em várias seções, não desperdice seu tempo, enquanto tiver tempo de aprender como ASP a Of. PM;

9. Faça amizade com pessoas de outras seções e tente entender como elas trabalham;

10. Avalie com calma a melhor maneira de se comportar em cada situação;

11. Liste os deveres básicos de um chefe, e de um líder, e verifique se você os cumpre;

12. Sempre olhe para além dos detalhes o líder deve ter uma visão geral;

13. Caso resista a mudanças, tente descobrir o porquê;

14. Trabalhe sempre seus pontos fortes, a fim de melhorá-los;

15. Ponha todas as suas ambições no papel isso o ajuda a concretizá-las;

16. Identifique o que você está fazendo para atingir seus objetivos;

17. Lembre-se: não existe ponto fraco, que não possa ser melhorado;

18. De um tempo para impor seu estilo no novo cargo, mas não espere demais;

19. Ouça sempre o ponto de vista de sua equipe. Mas não esqueça! A decisão final é de sua inteira responsabilidade;

20. Ao recrutar colaboradores, avalie o potencial de cada um deles;

21. Diante de alguma resistência, tente entender a razão;

22. Procure orientar os mais jovens. Eles precisam de muita atenção e observação;

23. Lembre-se: suas instruções devem ser claras e concisas;

24. Incentive todos a ir até você, caso algo dê errado;

25. Aja rápido ao notar qualquer problema;

26. Deixe claro que está aberto a boas e más notícias;

27. Use as crises como oportunidade para aprimorar pessoas;

28. Ao delegar, você fortalece o moral e estimula a confiança;

29. Mesmo fazendo melhor, não faça tudo sozinho;

30. Consulte seus comandados e a comunidade a ser protegida antes de fixar metas altas;

31. Se o tempo anda escasso, veja se você está de fato delegando tarefas;

32. Informalmente, verifique o progresso das tarefas delegadas, ou seja, delegue, mas fiscalize;

33. Certifique-se de que todos sabem o que deve ser informado a você;

34. Seja franco com sua equipe e você receberá de volta respostas honestas;

35. Procure obter relatos precisos da opinião da equipe;

36. Nunca confie na unanimidade de retornos positivos;

37. Prepare-se para ver sua mensagem interpretada equivocadamente;

38. Encoraje a equipe a buscar objetivos ambiciosos, mas realistas;

39. Lembre-se de que cada membro da equipe pensa de modo diferente;

40. Tratar todos igualmente, evita ressentimentos;

41. Tente serenar as emoções antes de resolver problemas;

42. Se as decisões podem ser rápidas, tome-as de uma vez;

43. Se pedir opinião de um colega, procure usa-la;

44. Tente fazer do impossível, um objeto a ser conquistado;

45. Esteja preparado para contratempos e tenha projetos alternativos;

46. Se o fracasso for inevitável, minimize as perdas;

47. Verifique se a equipe compartilha das mesmas metas;

48. Incentive a competição de todos e não a de individualidade;

49. Se você herdou uma equipe, procure conversar com cada essoa individualmente, pergunte sobre as tarefas que desenvolveram, troque impressões e verifique se eles comungam dos seus ideais. Caso afirmativo mantenha cada membro, caso contrário, troque-o;

50. Deixe que equipe e colaboradores provem de quanto são capazes;

51. Não esconda que você recompensa que merece, mas evite favoritismos;

52. Reserve tempo para reuniões e, dentro do possível, evite desmarca-las;

53. Faça discussões informais, para melhorar a relação com a equipe;

54. Nunca se esconda atrás da porta fechada de sua sala;

55. Use as reuniões para agilizar as decisões, e não para atrasá-las;

56. Tempo é importante. Faça a reunião durar o tempo necessário apenas à solução da pauta. Não o perca com conversas fúteis e desnecessárias;

57. Seja simples para poder encontrar soluções fáceis;

58. Faça dos problemas oportunidades para a equipe aprender;

59. Considere uma questão sobre todos os ângulos;

60. Olhe o lado positivo de toda situação negativa. É na crise, que se cresce;

61. Cheque se está ciente de todos os fatos antes de agir;

62. Mostre à equipe que você está confiante na eficácia dela;

63. Nunca diga não sem refletir antes, com cuidado;

64. Demonstre publicamente sua lealdade à equipe;

65. Se tem que criticar alguém, faça-o em particular;

66. Nunca tente obter resultados pela intimidação dos colaboradores;

67. Seja moderado ao disciplinar mas não hesite, quando for o caso;

68. Motive a equipe o tempo todo, sem que ela perceba;

69. Compartilhe a responsabilidade por erros e fracassos. Analise-os para evitar que se repitam;

70. Ponha suas ambições no papel e revise-as periodicamente;

71. Se sua meta parece inatingível, intensifique os esforços;

72. Seja claro, breve e objetivo, quanto à missão e às perspectivas;

73. Mostre às pessoas que gerar idéias, é um trabalho dividido por todos;

74. Tente implantar as sugestões, desde que elas sejam viáveis;

75. certifique-se de que as idéias serão vistas com respeito, e não com desdém;

76. Certifique-se de que sua mensagem chegue a toda a equipe;

77. Encoraje a equipe a participar do processo de tomada de decisão;

78. Não desvie dos resultados que deseja atingir;

79. Incentive as pessoas a buscar esclarecimentos, caso elas estejam inseguras quanto a seus objetivos;

80. Envolva a equipe completamente na conquista da meta mais ambiciosa;

81. faça a equipe saber exatamente o que você espera dela;

82. Elogios servem para desenvolver a equipe use-os com sabedoria;

83. Seja ético ao julgar suas atitudes na busca por resultado; e

84. Seja justo, sabendo premiar e punir.


QUALIDADES E VIRTUDES PARA SE TORNAR UM VERDADEIRO CHEFE E LÍDER,
OU SEJA, UM COMANDANTE

 Conhecimento técnico-profissional;
 Entusiasmo;
 Assiduidade;
 Integridade;
 Zelo;
 Pontualidade;
 Comprometimento com o serviço;
 Organização;
 Dinamismo;
 Criatividade;
 Disposição;
 Capacidade de ouvir (humildade);
 Vontade de aprender;
 Firmeza;
 Sinceridade;
 Honestidade;
 Espírito de equipe;
 Senso de justiça (punir e premiar)
 Boa apresentação;
 Capacidade de falar;
 Confiança em si mesmo; e
 Coragem.

RESPEITABILIDADE É IGUAL A:

CONHECIMENTO TÉCNICO-PROFISSIONAL = HONESTIDADE + CORAGEM

Obs.: A coragem tem muito a ver com a competência profissional. O saber fazer.



A ARTE DA LIDERANÇA

Há alguns anos atrás, a PSICOLOGIA E A ADMINISTRAÇÃO admitiam de que um LÍDER já nascia feito, predestinado a LIDERAR. Hoje isto está desmistificado e qualquer pessoa pode tornar-se um líder em seu campo de atuação, só bastando querer.

AS QUALIDADES DE UM LÍDER

1. ESPÉRITO DE INICIATIVA Deve prevalecer sempre, para quem quiser se tornar um grande líder. Diante de um problema que surja, tome logo a iniciativa de resolvê-lo, sabendo de antemão que nunca agradará a todos. Jesus Cristo o maior líder da humanidade , desagradou também;

2. CONHECIMENTO Juntamente com o espírito de iniciativa, constituem a maior fonte de PODER e quem tem o PODER lidera multidões. E o conhecimento nada é mais do que o saber fazer a competência profissional;

3. CAPACIDADE DE UNIR PESSOAS O líder é sempre uma pessoa que procura a união das pessoas, em prol de um objetivo e nunca a desunião;

4. EXTROVERTIDO Um líder nunca poderá ser tímido, introspectivo. Se você tem timidez, procure minimizá-la;

5. SABER EXOLICAR Só assim os seus comandados poderão entender aonde você quer chegar;

6. BUSCAR O COMPROMETIMENTO Convença que a participação de todos é indispensável para o
sucesso da missão, da tarefa;

7. AJA COM RAPIDEZ A inércia é sempre tão desastrosa quanto à ação imprópria;

8. MANTENHA-SE FIRME Acreditar em sua própria visão, irá assegurar que seus seguidores permaneçam inabaláveis na busca de seus objetivos;

9. CORAGEM FÍSICA E MORAL Um líder nunca deve demonstrar medo;

10. ENTUSIASMO Você consegue pensar em algum líder que não tenha entusiasmo? É difícil não?

11. INTEGRIDADE Essa é a qualidade que faz com que as pessoas acreditem em você;

12. IMPARCIALIDADE Líderes eficientes tratam indivíduos diferentemente, porém, de forma igualitária. Eles não tem favoritos. São imparciais ao darem recompensas ou penalidades pelo rendimento;

13. FIRMEZA Muitas vezes os líderes são pessoas exigentes, sendo incômodo tê-los por perto, pelo fato de seus padrões serem muito elevados. Eles são obstinados e persistentes. Líderes querem ser respeitados, mas não são necessariamente populares;

14. ZELO A insensibilidade não leva a bons líderes. A liderança envolve o coração, assim como a mente. Gostar do que você faz e importar-se com as pessoas é igualmente essencial;

15. AUTO CONFIANÇA O desenvolvimento da autoconfiança é sempre anterior ao exercício da liderança. A autoconfiança é o SABER FAZER.

16. HUMILDADE Os sinais de um bom líder são os desejos de ouvir as pessoas e a ausência do EGOCENTRISMO;

17. ACREDITAR PROFUNDAMENTE NAQUILO QUE FAZ Certamente você terá outros seguidores;

18. USAR DE SENSATEZ NUMA CRISE Os mais capazes diante dos riscos começarão a crescer;

19. PROCERAR QUE TODOS TRABALHEM EM EQUIPE Mostrar que cada um é peça fundamental no sucesso da coletividade;

20. REPARTIR TAREFAS DE MANEIRA COERRENTE Essa é uma maneira de se fazer justiça, e o líder é antes de tudo um justo;

21. SONHADOR Líder que não sonha não é líder. Napoleão Bonaparte, um dos maiores líderes da Humanidade era um visionário, um sonhador. Uma das características do seu intelecto era uma combinação de IDEALISMO E REALISMO, que o fez suplantar vários obstáculos;

22. ABOMINAÇÃO À VINGANÇA Não perde tempo com aqueles que não concordam com suas idéias ou a elas fazem oposição sistemática. Despindo-se da vingança, o líder colherá cooperação e lealdade;

23. ORGANIZAÇÃO DO SEU TEMPO Uma vez perguntaram a Rui Barbosa, o que faria para ter a cultura que possuía. Respondeu o grande homem: “Nunca o sol me encontra na cama”. Uma forma de organizar o tempo acontece pela organização da vida através de uma agenda;

24. OUSADIA Um líder tem que ser antes de tudo, ousado, para atingir os seus objetivos e de seus líderes; e

25. O LÍDER NUNCA DESISTE Veja a trajetória de Abraham Lincoln, o maior estadista e presidente que os norte-americanos tiveram ata hoje;

26. HONESTIDADE, INTELIGÊNCIA, VISÃO DO FUTURO E COMPETÊNCIA (Saber fazer) Isso gera confiança e você terá muitos seguidores.

Em suma, as três principais qualidades de um líder são: o ESPÍRITO DE INICIATIVA, o CONHECIMENTO e a AUTO CONFIANÇA. E todas elas estão intimamente ligadas com o SABER, FAZER, ou seja, a COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.

* A AUTO CONFIANÇA SE TRADUZ NA CORAGEM.

O LÍDER NUNCA DESISTE

Para um líder não existe fracasso e, sim, um resultado. Abraão Lincoln, sem dúvida, o maior estadista e presidente norte-americano de todos os tempos, ficou 29 anos perseguindo um ideal. Eis a sua trajetória:

 Fracassou nos negócios em 1831;
 Foi derrotado para o Parlamento e 1832;
 Sofreu sua segunda falência no comércio em 1833, levando 17 anos para pagar as dívidas;
 Foi vítima de uma crise nervosa em 1836;
 Noivou com uma bela moça e ela morreu;
 Foi derrotado para a câmara dos deputados em 1838;
 Casou-se com uma mulher que se transformou em seu mais terrível fardo;
 Foi derrotado para o cargo de membro do Colégio Eleitoral em 1840;
 Foi derrotado para o Congresso 1848;
 Foi derrotado para o Senado em 1855;
 Foi derrotado para a Presidência em 1856;
 Foi derrotado para o Senado em 1858;
 Foi eleito Presidente do Estados Unidos em 1860;

Nos Estados Unidos ainda não surgiu um líder capaz de se igualar a Lincoln. Ele perseguia um objetivo. Seus sucessivos abalos nunca o derrubaram. Pelo contrário, davam-lhe ensinamentos de como não incorrer nos mesmos erros. Fosse outro sem a PERSEVERANÇA DIGNA DE UM LÍDER NA PROMEIRA DERROTA LARGARIA TUDO. Lembre-se: um LIDER NUNCA DESISTE.



A OPINIÃO DOS OUTROS

Era uma vez uma corrida ... de sapos.
O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.
Havia um local uma multidão assistindo.
Muita gente para vibrar e torcer por eles.
Começou a competição.
Mas como a multidão não acreditava que os
Sapos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era:
“Que pena!!! Esses sapos não vão conseguir...
...não vão conseguir...”
E os sapos começaram a desisti.
Mas havia um que persistia e continuava a subida.
Em busca do topo... A multidão continuava gritando:
“Que pena!!! Vocês não vão conseguir.
E os sapos estavam mesmo desistindo, um por um...!...”
Menos aquele sapo que continuava tranqüilo.
Embora cada vez mais arfante.
Já no final da competição, todos desistiram, menos ele...
A curiosidade tomou conta de todos.
Queriam saber o que tinha acontecido...
E assim, quando foram perguntar ao sapo.
Como ele havia conseguido concluir a prova,
aí sim conseguiram descobrir...
Que ele era surdo!
Não permita que as pessoas com péssimo hábito
De serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias
esperanças de nosso coração!
Lembrem-se:
Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos...

Portanto, procure sempre ser

POSITIVO

Resumindo:

Seja surdo quando alguém lhe diz que você
Não pode realizar seus sonhos.



“NUNCA PERMITAMOS QUE AS NOSSAS DESAVENÇAS OCASIONEM A MÍNIMA VANTAGEM A UM INIMIGO ( VIOLÊNCIA, CORRUPÇÃO, MISÉRIA, ETC...) QUE NOS É COMUM”.

GENERAL ARTIGAS


“ POSTOS E GRADUAÇÕES EXISTEM NAS INSTITUIÇÕES NÃO PARA CRIAR DIVISÕES, MAS SIM PARA EFINIR RESPONSABILIDADES”

BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

VIVER

Akira Kurosawa retrata em seu filme VIVER, a história de um funcionário público que vivia numa cidade do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Desmotivado, exercia a sua função mecanicamente, as vezes faltando o serviço e colocando em suas gavetas várias solicitações, as quais não queria ler por simples comodidade. Um dia ele foi ao médico que diagnosticou um câncer em seu intestino, restando-lhe pouco tempo de vida. Esse funcionário, ao regressa ao trabalho mudou radicalmente de atitude. Começou a ler as solicitações requeridas, despachando-as atentamente. Houve a partir desse momento modificações nessa cidade. As pessoas ficaram mais contentes, escolas e hospitais foram construídos, enfim a cidade começou a progredir. Meses após, esse funcionário veio a falecer. Muitas pessoas foram ao enterro, exaltando seu trabalho. Um colega seu, invejoso, durante o velório, disse em voz alta: “Ele não fez nada demais. Um dia ele teria que morrer mesmo”. Foi logo retrucado por outro que disse: “Tem aqui alguém que não irá morrer?”.
Cabe uma reflexão bem profunda sobre esse filme VIVER. Façamos o melhor de si para os outros, de uma maneira honesta e gentil, pois não sabemos o dia de amanhã. Há um provérbio oriental que diz que só passarei por este caminho uma só vez e então devo cobrir de gentilezas e atenção para todos aqueles que cruzarem comigo. O grande estadista John Kennedy em seu discurso de posse disse: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pelo seu país”.
Pensemos nessas palavras a fim de construirmos um mundo melhor para futuras gerações.

Um comentário:

Unknown disse...

este material e de grande valia para os policias de angola